top of page

Dúvidas sobre o Programa Santa Plural?

Caso não encontre o que procura, deixe seu recado ao fim dessa seção.

Por que o Programa Santa Plural trata de ampliação da diversidade racial e não social?

Cientes que a história de nosso país é marcada por segregação e preconceito que repercutem até os dias de hoje em abismos raciais, consideramos urgente a busca por uma realidade mais inclusiva em que oportunidades não sejam mais pautadas pela cor da pele. Por isso assumimos como compromisso fundamental a ampliação da diversidade racial por meio de reserva de vagas a alunos negros e indígenas, pagantes e bolsistas, independentemente da pontuação atribuída aos vínculos familiares anteriores com a escola com entrada no Grupo 4 (G4) da Educação Infantil.

2

Então não há negros e indígenas no Colégio Santa Cruz?

O Colégio Santa Cruz sempre teve alunos e professores negros ao longo de seus 60 anos de história. Desde 1974 o Colégio Santa Cruz oferece Cursos Noturnos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional que juntos atendem gratuitamente cerca de 600 alunos por semestre grande parte deles negros autodeclarados. A despeito disso, como reflexo do racismo estrutural da nossa sociedade, o número de alunos e professores negros e indígenas na educação básica, oferecida no período diurno, sempre foi muito baixo e por isso acreditamos fundamental o Programa Santa Plural que desenvolve um conjunto de ações afirmativas de caráter antirracista para ampliar a diversidade racial na escola e na comunidade.

3

E quanto a questões mais amplas de diversidade como gênero, orientação sexual e portadores de deficiências?  Existem outras iniciativas que tratam disso?

O Colégio Santa Cruz já tem em seu corpo discente alunos portadores de deficiência, bem como alunos de orientação sexual variada e de diferentes identidades de gênero que contam com estrutura já estabelecida na escola de apoio e acompanhamento.

4

Quem financia as bolsas do Programa Santa Plural?

As bolsas, que podem ser integrais ou parciais, são financiadas 100% pela “Associação Santa Plural” graças às doações de famílias da comunidade, de ex-alunos e de pessoas físicas e jurídicas que apoiam nosso propósito e confiam da tradição humanista e no compromisso do Colégio Santa Cruz em favor das mudanças a que se propõe o Programa Santa Plural.

Ao Colégio Santa Cruz, por sua vez, cabe a responsabilidade por custos adicionais como material, uniforme, taxa do lanche e atividades extras, além de provisionar o fundo de reserva que garante a permanência dos alunos ingressantes até a conclusão do Ensino Médio, no caso da Associação não atingir plenamente suas metas de captação. 

5

Quantos bolsistas serão?

O número de vagas reservadas ao Programa Santa Plural, bem como o número de bolsas disponíveis dentro desse total, será definido a cada ano, em comum acordo entre Associação e Colégio (alinhado com a Congregação de Santa Cruz e seus Conselhos), considerando-se que a captação de recursos da Associação seja suficiente para a sustentabilidade financeira do Programa.

6

Por que o Programa Santa Plural só oferece vagas reservadas para o G4?

A Educação Infantil é a principal porta de entrada no Colégio, além de ser um momento em que todos os alunos são novos ingressantes.  Assim sendo, já há um processo de adaptação estruturado, que facilita a integração de todos. Não obstante, o Colégio Santa Cruz vem refletindo sobre formas de ampliar a entrada de alunos negros e indígenas nos demais anos.

7

Quem pode se candidatar às vagas reservadas?

As crianças que cumprirem os requisitos do edital.

8

​Quem pode se candidatar as bolsas?

Crianças cujas condições econômicas da família ou responsáveis se enquadrarem nos critérios do edital. 

9

Filhos de funcionários da Escola podem ocupar vagas do Programa Santa Plural?

Não, o Colégio Santa Cruz já possui um sistema institucional de bolsas para filhos de funcionários. Se você é funcionário procure Recursos Humanos para conhecer mais detalhes.

10

Alunos que entrarem na escola pelas vagas reservadas ao Programa Santa Plural terão algum tipo de tratamento diferenciado?

Não, uma vez aprovados no processo de seleção, que seguirá os critérios do edital, os alunos que ocuparem as vagas do Programa Santa Plural, bem como suas famílias, passam a fazer parte da comunidade escolar do Colégio Santa Cruz que se ocupará de promover uma experiência escolar potente, sadia e respeitosa a todos.

11

Como posso doar para o Programa Santa Plural?

Para se tornar um apoiador/a clique em QUERO DOAR.

As doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas de forma recorrente ou esporádica, por meio de boleto, cartão de crédito ou se preferir, pode fazer uma transferência bancária na conta:

Banco Itaú

Ag. 0300

C/C: 46294-2

Razão social: Santa Plural Fundo de Bolsas Colégio Santa Cruz

CNPJ: 42.465.266.0001-50

PIX: 42.465.266.0001-50

Se optar por uma transferência direta pedimos a gentileza de enviar comprovante de depósito para o email: contato@santaplural.org.br incluindo nome completo e CPF do doador.

Doações de valores superiores à R$ 74.000,00 (setenta e quatro mil reais) precisam ser feitas por meio de contato direto com a “Associação Santa Plural” através do e-mail programadiversidadecsc@gmail.com em virtude da necessidade de recolhimento simultâneo de imposto.

12

Posso contribuir com qualquer valor?

Sim. Embora tenhamos algumas sugestões de valor que tomam como referência o valor das mensalidades custeadas pelas doações, o doador pode escolher livremente o valor específico com o qual quer contribuir, tanto nas doações recorrentes, como nas esporádicas.

13

Como saberei de que forma minha doação será usada?

A Associação funciona como canal exclusivo de captação de recursos para o Programa Santa Plural e possui estrutura e governança amplamente divulgadas para a comunidade, contando com Diretoria, Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos, o qual será responsável pela aplicação dos recursos conforme as melhores práticas de mercado. As demonstrações financeiras serão feitas conforme práticas contábeis, auditadas por empresa independente e publicadas anualmente com total transparência neste site.

Se sua dúvida não foi esclarecida aqui escreva para gente no contato@santaplural.org.br

Ou escreve para nosso WhatsApp no +55 11 93363-2841

Deixe seu recado

Obrigado!

bottom of page