top of page
Artboard 1 copy 13.png
Artboard 13.png

NEWS

#02

SAIU O PRIMEIRO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO SANTA PLURAL

É com muita alegria e gratidão à nossa rede de voluntários e colaboradores que compartilhamos o primeiro Relatório de Atividades da Associação Santa Plural - Fundo de Bolsas para o Colégio Santa Cruz.

Além de detalhar os resultados financeiros dos primeiros meses, o relatório conta um pouco da história da Associação que foi constituída em julho de 2021 para apoiar o Programa  Santa Plural.  O texto explica a nossa missão, visão e valores, traz informações sobre a estrutura de governança da Associação e sobre  os pilares do Programa, com depoimentos de famílias e educadores. Acesse aqui!

FotoRelatório.png

Como apoiar

Você sabia que as bolsas de estudo do Santa Plural são 100% financiadas pela “Associação Santa Plural”  graças às doações de famílias da comunidade, ex-alunos e pessoas físicas e jurídicas? 

Ao Colégio Santa Cruz, cabe a responsabilidade por custos adicionais como material, uniforme, taxa do lanche e atividades extras, além do investimento necessário para a materialização de todos os pilares do programa: formação de educadores, revisão de currículo, contratação afirmativa, assistência social, entre outros.

• Você é ex-aluno? Que tal mobilizar sua turma? Com apenas R$ 50,00 por mês, um grupo de 100 pessoas consegue garantir uma bolsa! Já temos a Bolsa Formandos 95 e 97.  Nos escreva em santaplural@santaplural.org.br e ajudamos a criar uma campanha para a sua turma.

 

​• Sua empresa faz declaração de Imposto de Renda por lucro real? Entre em contato conosco e garanta que parte de seus impostos se destine à causa antirracista! De acordo com a Lei nº 13.019/2014, as empresas nesta condição poderão deduzir o valor das doações feitas para OSCs até o limite de 2% de sua receita bruta.

VamosJuntos.png

Vamos juntos construir o Santa mais Plural!

Siga o @programa santaplural
e acompanhe de perto o programa, seus materiais de letramento, dicas culturais e mais.

NOSSO CONTEÚDO MAIS CURTIDO

MaisCurtido.png
foto 17.jpg

O QUE ESTÁ ROLANDO?

Junina1.png

Ainda é tempo de divulgar as vagas para 2023

O edital de entrada  na Educação Infantil de 2023 com vagas reservadas para crianças negras e indígenas, pagantes e bolsistas, como parte do Programa Santa Plural segue aberto para inscrições até o dia 9 de setembro. São elegíveis crianças nascidas entre 1 de abril de 2018 e 31 de março de 2019. Assista a live  sobre o processo seletivo no insta do programa para tirar dúvidas.

Junina2_edited.jpg

Santa Plural na festa junina do Colégio

A Associação Santa Plural marcou presença na festa junina do Colégio com uma barraca que tinha informações sobre o Programa e seus pilares e lindas fotos da primeira turma de  alunos que entraram pelas vagas reservadas ao programa em 2022. A barraca era  "invertida" e aberta para ser um ponto de encontro. Por ali, circularam famílias e alunos,  que foram recebidos pelos pais e mães voluntários responsáveis pela estruturação e governança da Associação!

ACONTECEU E NÃO É LEGAL!

Em uma reunião de responsáveis das crianças na escola, no momento do café, enquanto aguardam a chegada dos demais, uma mãe se aproxima de outra e pergunta:

 

- Você deve ser a mãe da Maria, certo?

 

- Sim, sou eu mesma.

 

- Mas você é negra, por que seu cabelo é tão bonito?

 

A mãe da Maria sorri e se afasta pensando “Será que a Maria já ouviu algo parecido?”....
A mãe da Maria não respondeu. A outra mãe, que provavelmente estava bem-intencionada, tentando ser simpática, achou que ela talvez fosse tímida, talvez antipática.
Mas, a resposta que a mãe da Maria optou por não dar, talvez, fosse: “Sim, sou negra E meu cabelo é bonito, obrigada! “

 

Precisamos entender que não existe o MAS que dá início a indagação com pretexto a elogio. Esse MAS busca diminuir ou atenuar a negritude do interlocutor ressaltando as qualidades dele como consequência da perspectiva histórico-cultural que temos de achar o modelo da pessoa branca, de preferência loira e de cabelos lisos como padrão de beleza.

 

E você, já passou por algo parecido?

Já elogiou alguma característica de uma pessoa negra usando esse MAS. Muitas vezes esse comentário é bem intencionado mas é uma atitude preconceituosa fruto do racismo estrutural da nossa sociedade.

 

Vem com a gente, continue acompanhando nossas newsletter e outros canais de comunicação, vamos juntos aprender a ver diferente!

 

Contribua com a nossa newsletter! Você pode mandar ideias no email santaplural@santaplural.org.br

CONSTRUINDO IGUALDADE

"Escravidao foi uma grande tecnologia da modernidade. Uma tecnologia da violência. O projeto estava em conseguir uma mais valia por cima de povos ditos conquistados, um eufemismo para falar de povos subjugados, indígenas que já viviam no território e sobretudo a população africana…. Como disse Rosane Borges, escravidão não é questao do passado, é questao do nosso presente, fomos estruturados a partir dessa linguagem da desigualdade, da linguagem que supunha a posse de uma pessoa por outra pessoa… ...O Brasil foi o último país a abolir a escravidao. Só o fez em maio de 1888 com a lei mais curta que o Brasil já criou, ela diz que basicamente não existem mais escravos a partir desta data.


Nós historiadores sabemos que naquele mesmo contexto existiam projetos muito mais inclusivos, isso porque, educação, saúde, posses, nunca foram direitos de todos os brasileiros. Como poderíamos fazer uma abolição desta maneira sem prever a inclusão social, por isso o dia 13 de maio é o dia mais longo da nossa agenda, começou em 89 mas ainda não tem data para acabar."

 

 Lilia Schwarcz

Quer saber mais? Assista na íntegra, no canal do colégio no YouTube, o webinar sobre "Negritude e Branquitude: o lugar de cada um na superação das desigualdades", com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e a jornalista e pesquisadora Rosane Borges.
 

Sobre esse e muitos mais aspectos da História de nosso país, recomendamos o Projeto Querino, um podcast  para entender como a História explica o Brasil de hoje, sem medo de botar o dedo na ferida das elites e de apontar responsabilidades. O programa está disponível em várias plataformas incluindo Spotify e aqui no link do site. https://projetoquerino.com.br/podcast/

A PLURALIDADE NA ESCOLA

As canções de Luiz Gonzaga fazem parte do repertório musical da Educação Infantil, por isso sua imagem ora é projetada, ora compõe um mural. Neste semestre, a primeira escolha dos professores Regina e Filippe para o mural da sala verde do G4 foi uma fotografia em preto e branco, que não deixava visível a cor da pele do grande artista. Quando se deram conta disso, substituiram-na por uma colorida.

 

Uma criança então se aproxima da foto e diz: "Ele parece o meu avô!".

"Ele parece o meu avô!".

Pluralidade.png

Por meio do livro De passinho em passinho, de Otávio Junior e Bruna Lubambo, algumas turmas entraram em contato com essa dança que mistura funk, capoeira, samba e frevo, seus dançarinos e outros elementos que os rodeiam. As professoras Dani e Fernanda, do 1º ano C, descobriram que o inspetor Paulo dos Santos é um super dançarino, e convidaram-no para fazer uma oficina com as crianças.

Pluralidade3.png
de-passinho-em-passinho.jpeg

Eu Acredito

 

"Eu acredito nas pessoas.

A escola é um espaço de encontro entre as pessoas, onde se estabelecem vínculos duradouros, e, portanto, é uma peça fundamental do processo de transformação social que estamos vivenciando.

Com o apoio do Santa Plural, a escola se renova e forma jovens mais plurais, comprometidos, responsáveis com o seu entorno e com as mudanças estruturais que começam a se concretizar em nosso país. É um privilégio para os nossos jovens viver esse processo de mudança no ambiente escolar.."

Camila Fix, mãe do Bruno,

doadora da Associação Santa Plural por meio da empresa de sua família, que apura lucro real.

Contribua com a nossa newsletter! Você pode mandar ideias no email:
santaplural@santaplural.org.br

Artboard 30.png

Conheca nosso site e assista o vídeo manifesto do Programa

Siga o Perfil do Programa Santa Plural no Insta: @santaplural

Apoie o Programa em santaplural.org.br/quero-doar

bottom of page