top of page
Artboard 1 copy 13.png
Artboard 13.png

NEWS

#04

Plantamos uma árvore nativa do Brasil para celebrar o primeiro ano do Programa Santa Plural! 

“Nosso programa completou um ano de existência e, para marcar a data, alunos da Educação Infantil, educadores e famílias plantaram uma muda de pau-brasil, árvore nativa das florestas do nosso país, no campus do Colégio.

 

Quem quiser acompanhar o crescimento da nossa árvore, basta ir na lateral da biblioteca. Ela está identificada com uma plaquinha. Que ela cresça potente e forte junto com o Programa!”

news4_foto1.png

Como apoiar

Você sabia que as bolsas de estudo do Santa Plural são 100% financiadas pela “Associação Santa Plural”  graças às doações de famílias da comunidade, ex-alunos, pessoas físicas e jurídicas?

Ao Colégio Santa Cruz, cabe a responsabilidade por custos adicionais como material, uniforme, taxa do lanche e atividades extras, além do investimento necessário para a materialização de todos os pilares do programa: formação de educadores, revisão de currículo, contratação afirmativa, assistência social, entre outros.

• Você é ex-aluno? Que tal mobilizar sua turma? Com apenas R$ 150 por mês, um grupo de 35 pessoas consegue garantir uma bolsa!  Nos escreva em santaplural@santaplural.org.br e ajudamos a criar uma campanha para a sua turma.

 

​• Sua empresa faz declaração de Imposto de Renda por lucro real? Entre em contato conosco e garanta que parte de seus impostos se destine à causa antirracista! De acordo com a Lei nº 13.019/2014, as empresas nesta condição poderão deduzir o valor das doações feitas para OSCs até o limite de 2% de sua receita bruta.

news4_foto2.png

Vamos juntos construir o Santa mais Plural!

O post de 22/12 falou sobre uma atividade sobre o Programa Santa Plural com as crianças do 3o. ano. Vai lá ver!

Siga a gente em @programasantaplural para ficar por dentro.

NOSSO CONTEÚDO MAIS CURTIDO

WhatsApp Image 2023-03-10 at 08.49.21.jpeg
news4_foto3.png

O QUE ESTÁ ROLANDO?

A segunda turma a entrar por vagas reservadas ao Programa já começou na Educação Infantil

As aulas voltaram e é com muita alegria que percebemos que nossa escola está cada vez mais diversa. 

Alunos e famílias estão em fase de adaptação, contando com o apoio total da equipe pedagógica e da Assistência Social para ter a melhor integração possível.

Desejamos a todos um ano de muita aprendizagem e diversão!

news4_foto5.png
news4_foto6.png

Alunos e famílias do 3o. EM organizaram pizzada e sarau em prol do Santa Plural

 

Um grupo de formandos do ano de 2022 organizou um evento de confraternização para divulgar o Programa Santa Plural e ajudar a levantar doações para a Associação Santa Plural - fundo de bolsas.

 

No dia 23 de novembro, o salão de festas de uma das famílias foi tomado por cerca de 150 alunos e familiares para uma noite de pizza e papo, com direito a apresentação musical dos formandos.

 

Além de conhecerem melhor o Santa Plural, os alunos fizeram uma campanha de doações para apoiar as próximas turmas do Programa! 

 

Se seu filho ou filha se formou nesta turma, ainda dá tempo de apoiar a transformação promovida pelo Programa Santa Plural em https://www.santaplural.org.br/quero-doar

ACONTECEU E NÃO FOI LEGAL

Quatro amigos concluem os estudos para uma prova na casa de um deles e decidem ir até o shopping ali ao lado para comer alguma coisa. Faz calor, estão os quatro de bermuda, camiseta e chinelos.


Na entrada do shopping, Zeca percebe que o segurança o mede, de cima a baixo, o acompanhando com o olhar enquanto o rapaz caminha com os amigos em direção à praça de alimentação.

Chegando na praça, os amigos se separam para cada um escolher o que queria comer. Zeca olha ao redor para ver suas opções e fica em dúvida entre tomar um sorvete ou comer um sanduíche. Nesse momento, é abordado por um outro segurança:

  • Posso ajudar?

  • Não, obrigado.

 

Certo silêncio. Mais uma pergunta:

 

  • O que você está procurando que tanto olha ao redor?

 

Zeca é negro, os outros três amigos são brancos. Todos vestiam-se de forma semelhante e olhavam igualmente, de forma casual, os restaurantes ao redor, mas somente Zeca foi abordado.

 

Ao repararem Zeca sendo questionado pelo segurança, os amigos se aproximam e perguntam o que estava acontecendo. O segurança assume uma postura defensiva e diz que apenas queria saber o que o rapaz tanto estava olhando. Os colegas retrucaram perguntando por que o funcionário não os abordou, já que também estavam “perambulando” pela praça de alimentação. Sem graça, o segurança se afasta dizendo “tudo bem, tudo bem”.

 

Pode parecer algo rotineiro, mas o que aconteceu com o Zeca foi discriminação racial. De acordo com a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, Organização das Nações Unidas, adotada em 1966, "a discriminação racial visa à qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência fundada na raça, cor, ascendência na origem nacional ou étnica, que tenha como objetivo ou como efeito destruir ou comprometer o reconhecimento, o gozo ou o exercício, em condições de igualdade, dos direitos do homem e das liberdades fundamentais nos domínios político, econômico, social e cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública".

Vem com a gente, continue acompanhando nossas newsletters e outros canais de comunicação, vamos juntos aprender a ver e agir diferente!

CONSTRUINDO IGUALDADE

Camilla Schiavo Ritzmann, diretora pedagógica do Ensino Fundamental I, contou que as equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 receberam a arte-educadora Mafuane Oliveira, da Cia Chaveroeiro, para celebrar o encerramento do ano letivo de 2022.

Mafu, como gosta de ser chamada, desenvolve há mais de uma década atividades de mediação de leitura, narração de histórias e pesquisas relacionadas a culturas afro-ameríndias no Brasil e as tradições de vários países. A artista já desenvolveu projetos  educacionais em São Tomé e Príncipe, Moçambique e em vários estados brasileiros.

Durante a apresentação para os educadores do Santa Cruz, Mafu compartilhou cantigas, brincadeiras, apresentou instrumentos, trabalhou com a composição musical, textual, cênica e narrou um dos emocionantes livros lidos pela turma do 2º ano do Colégio, o "Mesma nova história" dos autores Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Juão Vaz.

A apresentação permitiu um mergulho no universo dos contos africanos, dando continuidade ao projeto formativo desenvolvido durante o ano e focado em ampliar o repertório cultural dos educadores.

A PLURALIDADE NA ESCOLA

Nas aulas de Inglês do mês de fevereiro de 2023, o 5o foi apresentado ao Black History Month. Anualmente, a data presta homenagens, relembra histórias importantes e faz parte do calendário cultural, esportivo e político de inúmeros países de língua inglesa. A turma iniciou o mês de sensibilização com a apresentação da “Marcha das Crianças” no Alabama, em 1963, quando mais de mil crianças e jovens saíram de suas salas de aulas para protestar, exigir direitos civis e pedir a extinção de leis de segregação.

Dentro do projeto letivo, também houve momentos reservados para apresentações de poemas, biografias, curtas-metragens, exposições, concertos e fatos atuais, como a manifestação de jogadores da NBA (liga de basquete) e da NFL (liga de futebol americano). Todo o material apresentado em sala é também postado no Google Sala de Aula e as professoras incentivam o compartilhamento das informações com familiares.

5o. ano do Ensino Fundamental I estuda o Black History Month

news4_foto8.png

Alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental I conhecem mais sobre o Programa Santa Plural 

O estudo que ocupou algumas aulas de Ensino Religioso, teve produção de trabalhos e culminou com um encontro com uma das diretoras da Associação, no qual as crianças puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas. 

Os alunos desenharam o símbolo do Santa Plural que, inspirado na folha de plátano do Colégio, ganhou pétalas sobrepostas e multicoloridas, representando a transformação do Santa Cruz em uma instituição cada vez mais diversa.

 

Os estudantes também produziram textos explicando sua compreensão do Programa e prepararam perguntas que foram discutidas no encontro.

news4_foto10.png

Eu Acredito

""Eu acredito na capacidade das pessoas de mudarem e na educação como ferramenta de transformação social! O Santa Plural é o programa que faltava para completar a formação humanista do colégio, pois a convivência com a diversidade enriquece a experiência escolar, ampliando a sensibilidade e o pensamento do indivíduo, tornando-o um agente capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera e  igualitária. A História nos mostra que a homogenia destrói, deforma e atrasa o progresso de uma sociedade, promover a diversidade em um ambiente saudável é investir na evolução das pessoas e obter grandes resultados  no coletivo.""

Regiane Bélo é mãe da Bia e faz parte do Conselho de Administração da Associação Santa Plural

Contribua com a nossa newsletter! Você pode mandar ideias no email:
santaplural@santaplural.org.br

Artboard 30.png

Conheca nosso site e assista o vídeo manifesto do Programa

Siga o Perfil do Programa Santa Plural no Insta: @santaplural

Apoie o Programa em santaplural.org.br/quero-doar

bottom of page