top of page
Artboard 1 copy 13.png
Artboard 13.png

NEWS

#01

TUDO TEM UM COMEÇO

Em maio 2020 um grupo de pais  e ex-alunos se organizou para discutir o tema da diversidade racial. Após meses de trabalho em parceria com educadores, direção e especialistas no tema, foi lançado o Programa Santa Plural, com a reserva de vagas para alunos negros e indígenas, pagantes e bolsistas, entre seus pilares.
Com o intuito de viabilizar as bolsas do Programa Santa Plural, foi criada também a Associação Santa Plural - Fundo de Bolsas para o Colégio Santa Cruz.

blm-poster_edited.jpg

QUEM É QUEM NA ASSOCIAÇÃO

Formada por pais e ex-alunos, todos voluntários, comprometidos com o Programa Santa Plural de ampliação de diversidade racial do Colégio Santa Cruz.

 

Conheça nossas diretoras:

WhatsApp Image 2022-05-26 at 7.10.34 PM.jpeg

Adriana Tuono | Ex-aluna, mãe do Antonio, da Nina e da Julia, ex-coordenadora do SAN, hoje responsável pelo Projeto Meninas em Campo. Como diretora, apoia questões administrativas, a interação com a escola no pilar de acolhimento e a comunicação da Associação.

WhatsApp Image 2022-05-26 at 7.53.23 PM.jpeg

Luisa Ferreira | Ex-aluna, mãe da Isabel e da Martina, advogada criminalista. Como diretora, apoia questões administrativas, jurídicas, gestão de parceiros e na interação com os representantes de sala da comunidade.

WhatsApp Image 2022-05-26 at 7.38.52 PM.jpeg

Nicole Carnizelo | Mãe do Tiago e do Henrique, diretora de novos negócios na Yunus Corporate Innovation, ocupou posição no Conselho da Associação. Como diretora, seu foco é na gestão de processos e parceiros, captação de recursos, estratégia de comunicação e a interação com a escola nos pilares de acolhimento e comunidade.

O QUE ESTÁ ROLANDO?

Artboard 40-100.jpg

Chegou a hora de encontrar novos alunos

Estamos felizes em anunciar que foi publicado em 31/05 o Edital 2023 para ingresso de novos alunos no G4 da educação Infantil, com 22 vagas reservadas para alunos negros e indígenas, pagantes e bolsistas. Acompanhe nossas redes para acessar o documento e participe da live que faremos com a Direção do Colégio para tirar dúvidas – detalhes no Instagram @programasantaplural. Mais informações sobre o edital aqui

 

Aprendendo com a escola

As trilhas de formação de professores seguem a todo vapor, vale muito à pena assistir a aula da Professora Nilma Gomes sobre "O papel da escola na construção da igualdade racial​​": assista aqui.

 

Como apoiar o programa

Você pode apoiar essa transformação fazendo sua doação no site do Santa Plural  clicando aqui.

Siga o @programa santaplural
e acompanhe de perto o programa, seus materiais de letramento, dicas culturais e mais.

NOSSO CONTEÚDO MAIS CURTIDO

ef401bcd-e874-4f9b-bfc1-419d8c156c28.jpg
MeninaGiz.png

ACONTECEU E NÃO É LEGAL!

Uma fila de adultos na saída da escola. Uma educadora com microfone na mão pergunta o nome, a sala e chama as crianças. Uma mulher negra, como muitas outras na fila, se aproxima e a educadora pergunta:

 

– Você é babá de quem?

– De ninguém, responde a mãe, vim buscar minha filha.

 

Segundos de constrangimento, um pedido de desculpas e um chamado no microfone. A fila anda, a mãe encontra a filha, vão juntas para casa de mãos dadas. A mãe, depois de um suspiro, decide esquecer, é só mais uma vez que a confundem. A educadora, também negra, fica aliviada por poder se ocupar com o resto da fila e tenta esquecer rápido do desconforto que causou pensando quantas vezes ela também não viveu algo parecido.

 

E você, já passou por algo parecido?

Já pediu algo a uma pessoa negra num restaurante, café ou loja pensando ser um ou uma atendente quando, na verdade, não era? Para quem fala é constrangedor, para quem escuta uma micro-agressão* das que se repetem inúmeras vezes.

 

Vem com a gente, continue acompanhando nossas newsletter e outros canais de comunicação, vamos juntos aprender a ver diferente!

 

*micro-agressões são mensagens verbais ou não-verbais, intencionais ou não, que insultam ou comunicam desprezo, negatividade, estereótipos e preconceitos, que acontecem cotidianamente nas relações interpessoais com pessoas de grupos vulnerabilizados, diminuindo sua auto-estima e confiança, impactando seu bem-estar e saúde mental e, ainda, comprometendo o seu senso de pertencimento à organização.

CONSTRUINDO IGUALDADE

"É através da educação que se formam indivíduos preconceituosos, racistas, sexistas, machistas, homofóbicos e misóginos. Só a educação pode desconstruir e reconstruir os monstros criados através dela. Mas a questão é saber que tipo de educação desenvolver no Brasil.

 

Certamente, não uma educação baseada num único modelo eurocêntrico que domina a educação tradicional dos jovens brasileiros, mas sim uma educação antirracista e multicultural que integra todas as raízes formadoras da sociedade brasileira, uma educação que integra a cultura de nossos ancestrais indígenas, africanos, europeus e asiáticos…. cada um que contribuiu com a construção do Brasil".

 

Quer saber mais? Assista na íntegra, no canal do colégio no YouTube, a aula do Professor Kabengele Munanga, que é parte das trilhas de formação dos educadores do Colégio em educação para equidade, diversidade e democracia.

A PLURALIDADE NA ESCOLA

Eu Acredito

“Eu acredito no potencial transformador das relações construídas e cultivadas no ambiente escolar. Por isso, reconheço a relevância do Programa Santa Plural, que tem como uma de suas missões de maior responsabilidade ajudar a pavimentar a estrada por onde crianças - brancas e negras - passarão e conviverão, com a certeza de que estamos contribuindo com a construção de uma sociedade na qual os futuros jovens negros, se julgados, o serão pelo seu caráter, pela sua competência ou pela sua inteligência, e não pela cor da sua pele.”

Valquiria Tonello, mãe do Guilherme, Conselheira da Associação Santa Plural participou desde o princípio da construção do programa

Confira um trecho da produção de alunos do 4o. ano do Ensino Fundamental 1 sobre Brasil Afro no projeto de História e Geografia:

WhatsApp Image 2022-05-27 at 5.02.42 PM.jpeg

Parece que aos dez anos as crianças já entendem tudo! Bem diferente de como a história do descobrimento do Brasil era ensinada, não é mesmo?

Contribua com a nossa newsletter! Você pode mandar ideias no email:
santaplural@santaplural.org.br

Artboard 30.png

Conheca nosso site e assista o vídeo manifesto do Programa

Siga o Perfil do Programa Santa Plural no Insta: @santaplural

Apoie o Programa em santaplural.org.br/quero-doar

bottom of page